Inside Rio Carnaval

Estação Primeira de Mangueira

Estação Primeira de MangueiraO Morro da Mangueira, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é uma das referências mais significativas na história do samba e no conjunto de elementos que compõem a própria identidade carioca. Sua escola de samba é fruto da união dos diversos blocos que formavam a comunidade.

A fundação, em 28 de abril de 1928, se deu por iniciativa de um grupo de notáveis compositores que, liderados por Cartola, cantaram o sentimento de todo o morro. Além de Cartola, Carlos Cachaça e Saturnino (pai de D. Neuma) entre outros fundaram a Estação Primeira de Mangueira para trazer alegria a todo o povo brasileiro.

Surgia assim, a nação mangueirense. Vestida de verde e rosa fez mais vivo o carnaval do Rio de Janeiro. Não só pelas cores, mas ainda pela maneira de desfilar, pela pulsação da bateria e poesia de seus compositores. Mais do que tudo, pela magia de sua gente.Enfim, como diz Hermínio Bello de Carvalho e o portelense Paulinho da Viola, a Mangueira é tão grande, que nem cabe explicação...

Hoje em dia a Mangueira é um enorme complexo social, abrigando inúmeros projetos e ensinando a dezenas de crianças, artes, esporte e, principalmente, cidadania. É reconhecida internacionalmente por todos os grandes líderes mundiais que, quando vêm ao Brasil, se encantam e se emocionam ao ver a garra de seus componentes.

Site oficial: http://www.mangueira.com.br

 

Inside Rio Tours © 2009-2014 | Todos os direitos reservados.

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 605 / 407 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Telefone: +55 (21) 2236-1200.

Registro do Ministério de Turismo: 19.014404.10.0001-6. / ABAV: 1506.