Inside Rio Carnaval

G.R.E.S. Unidos do Viradouro

G.R.E.S. Unidos do ViradouroFundada em 24 de junho de 1946, por Nelson dos Santos, conhecido com Jangada, a UNIDOS DO VIRADOURO é uma das grandes referências culturais e artísticas do município de Niterói.

Após um plebiscito promovido, em 1986, entre os componentes da escola com o objetivo de saber se a vermelho e branco deveria passar a disputar o Carnaval do Rio, 98% dos votantes foram favoráveis à mudança. A agremiação, então, filiou-se à Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (AESCRJ), estreando como hors concours, no grupo de acesso do Rio, no Carnaval do mesmo ano. Em 1987, começou a disputar com as agremiações cariocas, passando pelos grupos C e B até chegar ao A, do qual foi campeã em 1990, com o enredo "Só Vale o que está escrito", do carnavalesco Max Lopes. O campeonato deu o direito à escola de Niterói a integrar a elite do espetáculo do Sambódromo carioca: o Grupo Especial.

O ano do título do grupo A coincidiu com a chegada, na escola, de José Carlos Monassa, que esteve à frente da vermelho-branco por 16 anos.

Em 1991, na estréia da Viradouro no Grupo Especial, a agremiação deixou claro que pretendia se firmar como uma grande escola, competindo em igualdade de condições com as co-irmãs. Disputando o título com 15 escolas – já que, na época, o grupo contava com um número maior de agremiações - a Viradouro obteve o sétimo lugar, com o enredo "Bravo, Bravíssimo - Dercy, o Retrato de um Povo", de Max Lopes e Mauro Quintaes.

Nos anos seguintes, a escola de Niterói continuou apresentando grandes espetáculos na Marquês de Sapucaí, até que, em 1997, conquistou o primeiro campeonato no Carnaval carioca, com enredo “Trevas! Luz! A Explosão do Universo”, do carnavalesco Joãosinho Trinta. Outras desfiles memoráveis fazem parte da história da vermelho e branco tanto que, nos últimos dez anos, a escola só não esteve no Desfile das Campeãs em dois carnavais.

Site oficial: http://www.unidosdoviradouro.com.br

 

Inside Rio Tours © 2009-2014 | Todos os direitos reservados.

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 605 / 407 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Telefone: +55 (21) 2236-1200.

Registro do Ministério de Turismo: 19.014404.10.0001-6. / ABAV: 1506.